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Como Configurar o Programa de Fidelidade

Configure a regra para acúmulo de pontos e cadastre os prêmios para resgate
Escrito por Alex Ferracini
Atualizado 1 mês atrás

Para ativar e configurar o seu Programa de Fidelidade acesse o seu Painel Administrativo e vá até: Menu Lateral > Combos e Promoções > Programa de Fidelidade.

Altere o campo "Programa de Fidelidade Ativo?" para ATIVO.

Você terá 4 opções de regra para acumulo de pontos, ou seja, como será calculado o número de pontos que o seu cliente irá ganhar em um determinado pedido. 

  •  Valor do Pedido (R$ 1 = 1 Ponto): Com essa opção ativa o seu cliente ganhará um ponto para cada real gasto.
    Exemplo: Ao realizar um pedido de R$ 100, o cliente ganhará 100 pontos.
  • Por Pedido (1 Ponto por Pedido Finalizado): Com essa opção o seu cliente ganhará 1 ponto por pedido, independente do valor desse pedido.
  • Por Produto (Defina uma Pontuação para Cada Categoria do Cardápio): Com essa opção você pode definir uma pontuação diferente para cada tipo de produto do seu cardápio.
    Exemplo: 10 Pontos pra cada pizza, 3 pontos pra cada bebida, e assim por diante.
  • Por Valor do Produto (R$ 1 = x Pontos): Assim como na opção anterior, você poderá definir uma pontuação diferente para cada categoria de produtos do seu cardápio. Mas nesse caso será a quantidade de pontos por real do preço do produto.
    Exemplo: Digamos que você defina que a categoria pizzas concederá 3 pontos, se o seu cliente comprar uma pizza de R$ 50 ele ganharia 150 pontos com essa pizza.

Qual Regra de Acumulo de Pontos Escolher?

As duas primeiras opções (1 Ponto por Pedido e 1 Ponto por R$ 1) são mais simples e práticos e atendem casos, como:

  • Ganhe x prêmio a cada R$ xx em compras;
  • Ganhe x prêmio a cada 10 pedidos;

Mas imagine um cenário onde você deseja fazer o seguinte programa de fidelidade:

Na compra de 10 Pizzas Grandes Ganhe X Prêmio

Se tentarmos usar a regra "1 Ponto Por Pedido" não podemos ter certeza se os pedidos desse cliente realmente continham pizzas grandes. Pessoas de má fé poderia se aproveitar dessa "falha" e dividir o que seria um pedido grande em vários pedidos pequenos para acumular mais pontos.

Nesse caso o ideal será usar a regra "Por Produto", assim poderemos definir uma pontuação para a categoria pizzas. E o cliente só ganhará pontos se o seu pedido realmente conter uma pizza.

Ok, até aí tudo bem... Mas com essa opção não conseguimos identificar qual é o tamanho da pizza. Ou seja, uma pizza broto ganharia a mesma quantidade de pontos de uma pizza gigante.

Se você precisa diferenciar o tamanho da pizza terá que utilizar a opção "Por Valor do Produto". Com essa opção você poderá definir uma pontuação por R$ 1 de cada categoria de produto do seu cardáṕio, assim a pizza gigante acumulará mais pontos do que a brotinho, por ser mais cara.

Prêmios do Programa de Fidelidade

Agora que já definimos como nossos clientes acumularão pontos, temos que cadastrar os prêmios que eles poderão resgatar.

Para isso clique no botão azul ADICIONAR PRÊMIO e selecione uma das 3 opções abaixo:

  • Produto do Cardápio
  • Cupom de Desconto
  • Combo Promocional

Independente do tipo de que você selecionar, terá que informar um título e a quantidade de pontos necessário para o resgate.

Esse título será exibido no seu site e app, na lista de prêmios para o seu cliente.

Vamos explorar um pouco mais o uso de cada tipo de prêmio:

Prêmio - Produto do Cardápio

Você pode definir uma pontuação para os produtos do seu cardápio.

Por exemplo: 30 Pontos para resgatar um Refrigerante de 2L, 50 Pontos para resgatar um hamburguer, e 100 Pontos para resgatar uma pizza grande.

Com essa opção você também poderá cadastrar brindes ou produtos que não estejam no seu cardápio. Você pode criar uma nova categoria chamada "Brindes" por exemplo, e cadastrar produtos que serão usados exclusivamente como prêmios do programa de fidelidade, como pendrive, chaveiros, bicicletas, etc.

Lembre-se de ocultar essa categoria para que não seja exibida no seu cardápio.

Uma limitação dessa opção é que o cliente não poderá personalizar o produto prêmio. Por exemplo: se ele resgatar uma pizza grande de calabresa não irá conseguir fazer meio a meio, adicionar borda, etc. Se você deseja permitir que seu cliente "monte" a pizza utilize a opção "Combo Promocional".

Prêmio - Cupom de Desconto

Com esse tipo de prêmio você poderá oferecer um cupom de desconto, com valor fixo em R$ ou porcentagem. 

Exemplo: 100 pontos para resgatar um vale compras de R$ 25.

Prêmio - Combo Promocional

Com essa opção você pode oferecer um combo promocional como prêmio.

Vamos supor que você já tenha um combo famoso no seu site, e deseja oferecê-lo como prêmio, basta definir qual a pontuação necessária para que o cliente resgate esse combo.

Um outro recurso interessante dessa opção, é que você pode criar um combo oculto do seu cardápio para usar exclusivamente como prêmio. Isso possibilitará que o seu cliente possa editar o prêmio.

Exemplo: Se você quer dar uma pizza grande por 100 pontos, e deseja que o seu cliente possa montar essa pizza, poderá criar um combo somente com essa pizza grande limitando as opções de montagem da pizza.

Atenção! Antes de ativar o seu programa de fidelidade revise bem os seus cálculos. Além de um possível prejuízo financeiro os seus clientes começarão a acumular pontos, e mudar o regulamento a todo momento pode aborrecê-los.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte e explica o mais detalhadamente possível o programa que deseja oferecer, assim poderemos orientar a melhor configuração para o seu caso. 😉

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