Bem-vindo à nossa Central de Ajuda 👋

Como Ativar o Pagamento Online - Mercado Pago

Como ativar a integração do Mercado Pago para receber pagamento online diretamente pelo seu site e app.
Escrito por Alex Ferracini
Atualizado 1 mês atrás

Se você deseja oferecer mais comodidade para o seu cliente com o pagamento online diretamente pelo seu site e app basta seguir as instruções abaixo: 

1 - Criar uma conta de vendedor no Mercado Pago

O Expresso Delivery oferece a integração com o Mercado Pago para processar os pagamentos online. Portanto será necessário ter uma conta de vendedor no Mercado Pago.

Basta acessar o site https://www.mercadopago.com.br/registration-mp e fazer um cadastro.

 Recomendamos criar uma conta de empresa com o seu CNPJ.

2 - Copie o seu PUBLIC KEY e ACCESS TOKEN

Para ativar a sua integração com o Mercado Pago é necessário que você informe a sua Public Key e Access Token.

Acesse o link: https://www.mercadopago.com/mlb/account/credentials

  • Clique no link "Eu quero ir para produção".
  • Preencha as informações solicitadas no formulário e clique em enviar.

3 - Ativar a Forma de Pagamento Online no Expresso Delivery

Copie os dados dos campos Public Key e o Access Token da seção Modo Produção e cole nos respectivos campos da página Formas de Pagamento do seu Painel Administrativo.

Acesse o seu Painel Administrativo, navegue até Menu Lateral Esquerdo > Configurações > Formas de Pagamento.

  • No quadro "Pagamento Online", clique no botão "Status Integração" para que ele fique ativado (na cor verde).
  • Selecione se forma de pagamento será válida somente para pedidos Entrega, Retirada ou Todos.
  • No campo "Gateway de Pagamento" selecione a opção Mercado Pago.
  • Cole sua Public Key e Access Token de Produção em seus respectivos campos.
  • Clique no botão "Salvar Alterações".

Pronto, a forma de pagamento online já está ativa e disponível para os seus clientes =).

 

4 - Faça um Pedido Teste

Agora que a forma de pagamento online já está ativa, acesse o seu site e faça um pedido teste com o seu cartão de crédito e confira se a transação foi aprovada e processada na sua conta Mercado Pago.

Ao cancelar um pedido pago online, a transação é estornada automaticamente para o cliente.

Dúvidas Frequentes Sobre o Pagamento Online

1- Quais são as taxas cobradas por transação?
As taxas atualizadas por transação podem ser consultadas diretamente no site do Mercado Pago: https://www.mercadopago.com.br/como-receber-pagamentos/loja-online

No momento em que escrevo esse artigo as taxas são:

  • Na Hora: 4,99%
  • 14 dias: 4,49%
  • 30 dias: 3,99%

O Expresso Delivery apenas oferece a integração do sistema com o Mercado Pago, portanto não exerce nenhuma influência sobre as taxas cobradas por transação.

2- Como cancelar um pagamento online?
Sempre que um pedido é reprovado ou cancelado o estorno da transação é processado automaticamente.

Toda via você poderá acessar a sua conta Mercado Pago e solicitar o cancelamento diretamente por lá.


Caso tenha mais alguma dúvida sobre o pagamento online e integração Mercado Pago estamos à disposição no chat do suporte.

Esse artigo foi útil?