Se você possui o App publicado nas plataformas Google Play e App Store para seus clientes, eles poderão avaliar e comentar sobre a experiência com o aplicativo, com o atendimento e o produto final que receberam.

Para que você possa respondê-los você precisará seguir os próximos passos.

Para responder comentários do aplicativo publicado na Google Play:

Você receberá um e-mail na sua caixa de entrada com o nome [email protected], entre nele e clique no link que está destacado na imagem a seguir:



Esse link irá te redirecionar para a página da Google Play Console, nele você terá que autorizar (marcar clicando na caixinha quadrada) apenas o “Termos de Serviço”, após isso, clique em aceitar.



Clique no seu aplicativo.



A Google Play abrirá a página principal do seu aplicativo, porém para abrir os comentários você terá que clicar em “Feedback dos usuários” no canto esquerdo da sua tela e depois em “Comentários”:



Todos os comentários que foram feitos no seu aplicativo aparecerão nessa parte destacada. Para responder clique na caixa de texto embaixo de “Sua Resposta”, e quando terminar de responder basta clicar em “Publicar Resposta”.



Agora é só ficar de olho de tempos em tempos para receber o feedback dos seus clientes. Lembre-se de responde-los sempre para manter uma boa relação!

*Lembrando que, a Expresso Delivery não se responsabiliza por nada escrito nos comentários após termos lhe dado permissão para publicar respostas no seu aplicativo.*

Para responder comentários do aplicativo publicado na App Store:

Você receberá um e-mail na sua caixa de entrada do [email protected], abra ele e clique no link destacado na imagem abaixo:



Esse link abrirá uma página para criar seu ID Apple, preencha com os seus dados e clique em continuar: (É importante que todos os dados sejam verdadeiros pois serão utilizados futuramente)



Depois de preenchido, a Apple enviará um código para verificação no seu e-mail, pegue esse código e coloque na tela que estará no seu navegador.



Insira o código no campo indicado com a seta e depois clique em confirmar.



Agora que você colocou o código do e-mail, eles enviarão um código para o seu celular, verifique suas mensagens de SMS e coloque o código enviado na página do seu navegador, depois clique em continuar.



Seu e-mail e o seu celular foram verificados, agora você precisará concordar com o contrato do Apple Developer, para isso leia o contrato e assinale a caixinha que está em azul na imagem, depois clique em “Concordar”.



Na tela que abrirá em seguida, clique em “Visualizar App Store Connect” como na imagem abaixo.



Leia os termos de serviço, marque a caixinha quadrada logo abaixo como mostrado na imagem e depois clique em “Aceitar”.



Você será redirecionado para a App Store Connect, clique em Meus Apps.



Selecione o seu aplicativo



Ele abrirá a página que exibirá os comentários do seu aplicativo, porém, ele traz comentários por países, então você precisará colocar Brasil. Clique onde está escrito “Estados Unidos”, encontre e selecione o Brasil.



Todos os comentários e avaliações aparecerão nessa tela. Entre de tempos em tempos para responder seus clientes, é muito importante manter essa relação com eles.

*Lembrando que, a Expresso Delivery não se responsabiliza por nada escrito nos comentários após termos lhe dado permissão para publicar respostas no seu aplicativo.*
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!